O que é identidade visual e quão importante é para sua estratégia de negócios

out 9, 2020 | Criação de sites | 0 Comentários


Todo mundo tem um conjunto de características – de seu nome a aspectos de sua personalidade e aparência – que os tornam memoráveis e reconhecíveis por outras pessoas.

Ter uma identidade bem definida é importante não apenas para o ser humano na sociedade, mas também para marcas e empresas. Afinal, como você pode ser reconhecido sem uma imagem?

Uma boa identidade visual deve ser vista como prioridade em qualquer estratégia de negócios. Quando bem desenvolvido, o processo de surpreender e converter clientes se torna mais fácil.

Quando a identidade visual é deficiente ou mal desenvolvida, a realidade é dura, mas direta: ninguém (ou quase ninguém) vai valorizar o seu negócio.

Quer saber como fazer isso na prática? Continue lendo e descubra:

O que é identidade visual?

A identidade visual é a combinação de diversos elementos gráficos e visuais que, juntos, criam uma atmosfera em torno de uma empresa. Envolve seus valores e visões do mundo e da sociedade.

Se o conceito ainda não estiver claro, tente se lembrar de situações em que as pessoas falam coisas como “Nossa, sempre que vejo alguém com um vestido de baile, eu me lembro da Maria. É a marca registrada dela!” ou “Puxa, Paula realmente sabe muito sobre theater. Não consigo assistir a uma cerimônia de premiação sem me lembrar dela “.

Pense por um minuto em você: de todas as suas características (físicas ou não), você deve ter as suas favoritas, aquelas que se destacam aos olhos dos outros e de alguma forma o tornam memorável.

Mesmo aqueles aspectos sobre você que não são seus favoritos, mas fazem parte do conjunto que compõe sua personalidade, importam: você tem um nome e uma imagem que são só seus, que o diferenciam de todos.

Para que uma marca seja igualmente reconhecida de forma positiva e tenha sucesso no seu nicho, é necessário defini-la e destacar as suas melhores qualidades, fazendo-a parecer única e interessante.

Dessa forma, a marca será reconhecida quando o cliente estiver comprando algo ou tomando uma decisão.

O conjunto de aspectos que compõem a identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente shallow: pense nele basicamente como a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Por isso, quanto melhor e mais clara a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor.

Algumas empresas desenvolvem tão bem sua identidade visual a ponto de serem reconhecidas apenas pelas cores!

.?.!! Alguns dos elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são

  • o logotipo;
  • tipografia;
  • paleta de cores;
  • materiais promocionais (folhetos, pôsteres e outdoors, por exemplo);e, mais recentemente, elementos de mídia social – como imagens de postagens, avatares e fotos de capa.

Qual a importância da identidade visual para uma marca?Fundo vermelho com logotipo branco, uma bolinha vermelha ao lado de uma amarelo-laranja, a letra M em amarelo aplicada sob um fundo vermelho.

Se você pensou na Coca-Cola, MasterCard e McDonald” ‘ ‘ s, acaba de provar que o investimento em uma boa identidade visual é uma ótima estratégia para reforçar o reconhecimento da marca.

Do contrário, tenho certeza de que você os teria reconhecido imediatamente se tivesse visto as imagens em algum lugar por aí.

A ação recente da MasterCard é uma prova disso: após décadas de assinatura de seu nome no logotipo, os dois círculos serão os principais – e, na maioria dos casos, únicos – elementos do logotipo.

Retirar o nome do logotipo foi uma estratégia adotada após a empresa perceber que sua identidade visual age capaz de promover um índice de reconhecimento que chegava a 80%.

Em outras palavras, não era mais necessário reforçar quem age o MasterCard – as pessoas o reconheciam apenas olhando os elementos gráficos.

É importante trabalhar com uma identidade visual por vários motivos, mas um dos principais é que permite definir quem é a empresa de forma visual, prática e “à primeira vista”.

Picture se o McDonald” ‘ ‘ s não tivesse um logotipo ou uma paleta de cores definida. Provavelmente se perderia entre os outros restaurantes fast-food, perdendo a oportunidade de se destacar e conquistar os corações (e estômagos) de pessoas em todo o mundo.

Como apontamos, ninguém existe sem identidade, e o mesmo vale para as marcas.

Uma boa identidade visual leva ao reconhecimento e à valorização de uma marca: quanto maior a presença dos elementos da marca na vida de alguém, maior o sentimento de proximidade e até mesmo necessidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Com o pace, essa identidade vai ganhando um pouco de espaço no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha (favorável à marca) em algo quase automático.

Pense nas marcas que você compra sem pensar duas vezes. Eles provavelmente têm trabalhado muito na construção de uma identidade visual boa e eficiente.

Subjetivamente, a identidade visual é responsável por gerar um strength sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento com a marca. Existe uma maneira melhor de crescer e gerar vendas?

Identidade visual, marca e branding: quais são as principais diferenças?Os conceitos de identidade visual, marca e branding podem ser confusos.

Por mais que estejam dentro do mesmo espectro, seus significados não são semelhantes, e é muito importante aprender a diferenciar um conceito do outro.

A marca de uma empresa é basicamente o seu logotipo. É possível desdobrar a palavra e utilizá-la com outros significados – como fizemos neste post definindo a marca como empresa, por exemplo. Mas quando se trata de design, estamos falando do logotipo.

O logotipo de uma empresa é a representação visual de quem ela é e como deseja se posicionar no mercado.

Existem logotipos mais tradicionais, modernos, ousados ou conservadores, e é melhor você acreditar que todas essas variações dizem muito sobre uma empresa.

Por outro lado, branding é uma palavra que specify toda a estratégia e os esforços de gestão que vão além do logotipo e da identidade visual.

Refere-se a todo o processo de desenvolvimento de estratégia, planejamento e criação de conceitos.

Abrange quem é a empresa, como se posiciona, como vê o mundo e como pretende comunicar-se com os clientes – muito semelhante à forma como descrevemos a identidade visual. No entanto, a marca vai muito além dos elementos gráficos.

Sem um branding bem definido, não é possível criar uma identidade, pois é o branding que determina as premissas da marca. Portanto, define a essência que norteará seu conteúdo visual .

Quando você desenvolve o conjunto de identidade visual, branding e marca estrategicamente, fica muito mais fácil inserir e se estabelecer no mercado de forma natural, conquistando clientes fiéis e promotores de seu produto ou serviço.

Portanto, é extremamente importante dar a essas ações a devida atenção e importância.

Agora que você sabe tudo sobre identidade visual, que tal aprender mais sobre consistência de marca? Confira nosso artigo sobre como construir uma marca strength!

.?.

You May Also Like

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *